Muito se fala sobre queda de cabelo e suas consequências. Existem alguns tabus relacionados ao assunto. É um problema que atinge milhões de pessoas no mundo e muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes tipos de quedas: difusa, por formação de placas, as quedas relacionadas a fatores genéticos, entre outras.
- Queda Difusa: é o famoso Efluvio Telogeno e é uma das causas mais comuns de queda de cabelo, por se tratar de vários fatores e não somente um motivo causador. Ela pode ocorrer após estresse, alterações hormonais (pós-gestação) , dietas não balanceadas, entre outros. Ele dura alguns meses e, geralmente, passado o fator causal, o cabelo volta a nascer!
- Queda por Placas: O mais conhecido é a Alopecia areata. Suas causas ainda não foram diretamente comprovadas, mas é provável que a queda se dê por causas autoimunes. Em alguns casos, os fios voltam mesmo sem tratamento, mas geralmente o tratamento é indispensável.
- Quedas Relacionadas aos Fatores Genéticos: O tipo mais comum é a Alopecia Androgenetica. Acomete principalmente os homens de 40 à 50 anos de idade,os mais atingidos pela chamada calvície. Estudos comprovam que 50% dos pacientes que tem histórico de calvície na família, estão propensos a ter no futuro a queda de cabelo progressiva.
Procurar ajuda médica sempre é muito importante e realizar exames de sangue, ajuda a descobrir a causa em alguns casos. Não existe um tratamento único para todos os casos, pois cada caso tem causas diferentes envolvidas.
A má ingestão em alimentos ricos em minerais como fígado, carne vermelha, frango, peixe, ostra e frutos do mar, pode ocasionar alguma queda dos fios.
Uma dica importante é: jamais durma com cabelos molhados. Esse hábito predispõe a queda, pois os mesmos ficam frágeis e o couro cabeludo muito abafado favorece fungos e caspas, que aceleram a queda. Ao desembaraçá-los, a tendência é sempre puxar os fios, forçando a quebrá-los. Água muito quente durante o banho, estimula a oleosidade do couro cabeludo.
Procurar o mais rápido possível um tratamento adequado, com dermatologista, é fundamental para ter um bom resultado no crescimento dos fios!
Add a Comment